-->

Publicações

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Livro Tosco está sendo um sucesso entre os alunos!

A professora Daniele de Língua Portuguesa está realizando um trabalho que teve uma ótima repercussão entre os alunos do 9º ano. Leiam o relato.



As turmas estavam estudando sobre texto literário e não literário, ocasião boa para inserir a leitura do livro “Tosco”, do psicólogo Gilberto Mattje. Um texto não literário, sem preocupações muito grandes com a linguagem artística (estética), mas com um conteúdo de análise bem tocante e profundo das relações do jovem adolescente com o seu meio social. Como texto não literário, escrito por um psicólogo, seu principal objetivo é levar aos jovens informações sobre a área da psicologia, ensinando-os a pensar antes de agir, a fazer suas próprias escolhas e a reelaborar mesmo as partes difíceis de sua vida, construindo um futuro mais harmônico e saudável, a que todos podemos ter acesso.
Numa linguagem direta, simples, que aborda situações e conflitos vividos, principalmente pelos adolescentes, o gosto e a empolgação durante a leitura do livro era visível.
Muitos alunos já possuem o hábito da leitura, porém, mesmos aqueles que ainda não foram despertados por ela sentiram a vontade de ler novamente, pedindo indicação de outro livro ou verbalizando que nunca tinham lido um livro do qual tivessem gostado, antes desse!
Uma das leituras do capítulo final foi bastante tocante, pois durante a leitura todos ficaram bastante emocionados, inclusive o aluno que lia, sendo preciso todos ficarem um pouco em silêncio para processar tamanha emoção/reflexão!
“Tosco”, portanto, mostrou-se como um livro que atende bem tanto aos alunos que gostam de ler quanto aos que ainda não veem a leitura com bons olhos.
As seguintes atividades foram desenvolvidas à partir da leitura do livro:
Produção de texto:
  1. Produção de crítica literária escrita;
Por que ler o Tosco? (Caso o aluno indique essa leitura).
Por que não ler o Tosco? (Caso o aluno não indique a leitura).
  1. Produção de áudio.
A leitura posterior a de “Tosco”, ainda em processo é a de um clássico da nossa literatura, “Lucíola”, de José de Alencar. Duas leituras promovidas pela escola. Os alunos podem, assim, fazer comparações entre o tipo de linguagem utilizada nos dois livros e fazer uma distinção mais clara entre texto literário e não literário.
Esse trabalho ainda está em seguimento junto às turmas do 9° ano.
Turma: 904


Ouçam o depoimento da aluna Amanda da turma 901.
E.M. Profª.: Maria Rosa Rodrigues - Por que ler o livro Tosco?



E.M. Profª.: Maria Rosa Rodrigues - Por que ler o livro Tosco?

  • Trabalho realizado pela professora Daniele de Língua Portuguesa da E.M. Profª.: Maria Rosa Rodrigues - Por que ler o livro Tosco? Gravação: Profª.: Giany Abreu





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog com fins educacionais, favor manter uma linguagem adequada.

Powered By Blogger · Designed By Your Pc Genie| Distributed by Rocking Templates