A professora Daniele de Língua Portuguesa está realizando um trabalho que teve uma ótima repercussão entre os alunos do 9º ano. Leiam o relato.
As
turmas estavam estudando sobre texto literário e não literário,
ocasião boa para inserir a leitura do livro “Tosco”, do
psicólogo Gilberto Mattje. Um texto não literário, sem
preocupações muito grandes com a linguagem artística (estética),
mas com um conteúdo de análise bem tocante e profundo das relações
do jovem adolescente com o seu meio social. Como texto não
literário, escrito por um psicólogo, seu principal objetivo é
levar aos jovens informações sobre a área da psicologia,
ensinando-os a pensar antes de agir, a fazer suas próprias escolhas
e a reelaborar mesmo as partes difíceis de sua vida, construindo um
futuro mais harmônico e saudável, a que todos podemos ter acesso.
Numa
linguagem direta, simples, que aborda situações e conflitos
vividos, principalmente pelos adolescentes, o gosto e a empolgação
durante a leitura do livro era visível.
Muitos
alunos já possuem o hábito da leitura, porém, mesmos aqueles que
ainda não foram despertados por ela sentiram a vontade de ler
novamente, pedindo indicação de outro livro ou verbalizando que
nunca tinham lido um livro do qual tivessem gostado, antes desse!
Uma
das leituras do capítulo final foi bastante tocante, pois durante a
leitura todos ficaram bastante emocionados, inclusive o aluno que
lia, sendo preciso todos ficarem um pouco em silêncio para processar
tamanha emoção/reflexão!
“Tosco”,
portanto, mostrou-se como um livro que atende bem tanto aos alunos
que gostam de ler quanto aos que ainda não veem a leitura com bons
olhos.
As
seguintes atividades foram desenvolvidas à partir da leitura do
livro:
Produção de texto:
-
Produção de crítica literária escrita;
Por
que ler o Tosco? (Caso o aluno indique essa leitura).
Por
que não ler o Tosco? (Caso o aluno não indique a leitura).
A
leitura posterior a de “Tosco”, ainda em processo é a de um
clássico da nossa literatura, “Lucíola”, de José de Alencar.
Duas leituras promovidas pela escola. Os alunos podem, assim, fazer
comparações entre o tipo de linguagem utilizada nos dois livros e
fazer uma distinção mais clara entre texto literário e não
literário.
Esse
trabalho ainda está em seguimento junto às turmas do 9° ano.
Ouçam o depoimento da aluna Amanda da turma 901.
E.M. Profª.: Maria Rosa Rodrigues - Por que ler o livro Tosco?
- Trabalho
realizado pela professora Daniele de Língua Portuguesa da E.M. Profª.:
Maria Rosa Rodrigues - Por que ler o livro Tosco? Gravação: Profª.: Giany
Abreu
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Blog com fins educacionais, favor manter uma linguagem adequada.