Cronograma - 1º Bimestre - 2019
902 - 903 - 904 - Giany Abreu
Aulas 1 ,2 e 3 - período de 5 a 8 de fevereiro
- Acolhimento
- Dinâmica de apresentação;
- Contrato Didático;
- Projeto Escola pela sustentabilidade - Projeto SELFIE 2019 (Fevereiro) e Exposição de Geografia (março e abril)
- Avaliação diagnóstica - QUIZ
Revisão:
- O que é Geografia?
- Conceitos de: lugar, paisagem,região e território
- O que é sustentabilidade?
Rio+20 Desafios da Sustentabilidade.
Aulas 4 ,5 e 6 - período de 11 a 15 de fevereiro
902 - 903 - 904 - Giany Abreu
902 - 903 - 904 - Giany Abreu
- Entrega das imagens do "Projeto um novo olhar sobre a Escola Maria Rosa"
- Análise da atividade proposta;
- Como foi a atividade?
- Como foi sua participação?
- O que você aprendeu com essa atividade?
- Revisão:
- Desenhe a Rosa dos ventos: com pontos cardeais, Colaterais e subcolaterais;
- Complete com os sinônimos dos pontos Cardeais, conforme o modelo
- N= Norte - boreal -setentrional
- S=
- L (E)=
- O(W)=
- O que são paralelos e meridianos?
- Faça uma representação da Terra com os principais paralelos
Aulas: 7, 8 e 9 - Semana de 18 a 22 de fevereiro
902 - 903 - 904 - Giany Abreu
A geopolítica do espaço mundial
Trabalho em grupo: Realizado via internet e na escolaTemas:
- Revolução Industrial;
- As teorias Raciais do século XIX
- Neocolonialismo na África e na Ásia;
- 1ª Guerra Mundial
- 2ª Guerra Mundial;
- Guerra Fria.
Proposta: Responder as seguintes questões sobre o tema:
O que? Quem? Onde? Como (causas e consequências)? Transformações no espaço
- Criar 5 perguntas e respostas, de múltipla escolha, sobre o tema:
- Criar um mapa conceitual sobre o tema:
- Criar uma forma criativa de apresentação do tema: teatro, paródia, tele jornal e/ou apresentação em slides. 15 min por grupo
- Todo material deverá ser entregue digitalizado. formato: titulo_numeros_nomes_turma_data
Material de apoio:
901- Adilson Carvalho
Apresentação profº.: Adilson Carvalho
geopolitica Mundial
https://drive.google.com/file/d/1Hg7qo-G6vcgeWl1uxrzU5590oS5Vql5k/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/11Vc0MAtuP34DYA_Bv63z1l9vX9aAlRj4/view?usp=sharing
902 - 903 - 904 - Giany Abreu
901- Adilson Carvalho
Apresentação profº.: Adilson Carvalho
geopolitica Mundial
https://drive.google.com/file/d/1Hg7qo-G6vcgeWl1uxrzU5590oS5Vql5k/view?usp=sharing
https://drive.google.com/file/d/11Vc0MAtuP34DYA_Bv63z1l9vX9aAlRj4/view?usp=sharing
902 - 903 - 904 - Giany Abreu
Filmes: Charlie Chaplin
Tempos Modernos
Tempos Modernos
https://www.youtube.com/watch?v=fCkFjlR7-JQ
O Grande Ditador
https://www.youtube.com/watch?v=EK57BWlhi14
Discurso final - O grande Ditador
https://www.youtube.com/watch?v=n1rHe970lPQ
Guerra Fria
https://www.youtube.com/watch?v=jfJ3nz_5crc
https://www.youtube.com/watch?v=2ta9WgoKFwY 16 min
O Grande Ditador
https://www.youtube.com/watch?v=EK57BWlhi14
Discurso final - O grande Ditador
https://www.youtube.com/watch?v=n1rHe970lPQ
Guerra Fria
https://www.youtube.com/watch?v=jfJ3nz_5crc
https://www.youtube.com/watch?v=2ta9WgoKFwY 16 min
Paródias:
HITS DO CHICO:
Revolução Industrial
https://www.youtube.com/watch?v=oIJruIYREUU
Revolução Industrial
https://www.youtube.com/watch?v=oIJruIYREUU
Primeira Guerra - Gravado no Aulão História Chico Hits
https://www.youtube.com/watch?v=pYPNRiLqkX8
2ª Guerra Mundial
https://www.youtube.com/watch?v=m3IkVQM37DY
Aulas: 10, 11 e 12 - Semana de 25 de fevereiro a 1º de março.
902 - 903 - 904 - Giany Abreu
A geopolítica do espaço mundial
Finalização da apresentação dos trabalhos
Finalização da apresentação dos trabalhos
Materiais:
pasta com materiais dos alunos:
https://drive.google.com/drive/folders/12v9lSjp9fXjKBlX0fV0RAIOoOC96rN-n
Revolução Industrial-903
https://drive.google.com/open?id=1-VWA1gDADvxBuQZ0QN9MMSrUTrT5FWAV
Imperialismo_europeu-902
https://drive.google.com/drive/folders/12v9lSjp9fXjKBlX0fV0RAIOoOC96rN-n
Imperialismo_europeu-903
https://drive.google.com/drive/folders/12v9lSjp9fXjKBlX0fV0RAIOoOC96rN-n
1ªGuerra Mundial-903
https://drive.google.com/drive/folders/12v9lSjp9fXjKBlX0fV0RAIOoOC96rN-n
1ªGuerra Mundial-902
Exercícios avaliativos:1,5 - folha separada com capa e identificação:
4-Cite exemplos da utilização dessas teorias século XX e XXI:
5- Como essas teorias estão presentes no nosso dia a dia?
IV Primeira Guerra Mundial
Exercícios avaliativos:1,5 -( 0,5 + 0,5 simulado em grupo+0,5 simulado individual)
I-Revolução Industrial
1- O que foi a Revolução Industrial? Onde e quando ocorreu?
2-Quais as matrizes energéticas da 1ª Revolução Industrial?
3-Quais as consequências da 1ª Revolução Industrial?
4-Quais as matrizes energéticas da 2ª Revolução Industrial?
5-Quais principais países eram potências na 2ª R.I. no séc XIX?
6-O que é a chamada 3ª Revolução Industrial metade século XX e XXI? Quais países são potências?
II- Imperialismo Europeu - Neocolonialismo - África e Ásia
1-O que foi a conferência de Berlim? Quando ocorreu?
2-Quais eram os objetivos do neocolonialismo implementado na África e Ásia?
3-O que foram as chamadas fronteiras artificiais criadas na África? Quais consequências?
4-Quais os países imperialistas na áfrica e Ásia?
5-Quais consequências do neocolonialismo na África?
III - Teorias raciais do século XIX?
1-Qual seria a justificativa utilizada pelos europeus para invadir, dominar e explorar o povo e o território africano?
2-O que foi a teoria de Herbert Spencer (1820-1903), um filósofo e sociólogo inglês, responsável pela teoria do darwinismo social?
3-O que foi a teoria da Eugenia por Francis Galton (1822-1911)?4-Cite exemplos da utilização dessas teorias século XX e XXI:
5- Como essas teorias estão presentes no nosso dia a dia?
IV Primeira Guerra Mundial
1-Quando ocorreu a 1ª Guerra Mundial?
2-Qual foi o estopin da guerra?
3- Quais os países faziam parte da Tríplice Aliança ?
4-Quais os países faziam parte da Tríplice Entente?
5-O que foi a guerra de trincheiras?
6-Quais consequências da 1ª Guerra?
V Segunda Guerra Mundial
1-Quando ocorreu a 2ª Guerra Mundial?
2-Qual foi a causa da guerra? Quem era Adolf Hitler?
3- Quais os países faziam parte dos Aliados ?
4-Quais os países faziam parte do Eixo?
5-O que eram campos de concentração nazistas? Quais consequências?
6-Quais consequências da 2ª Guerra?
VI- Guerra Fria
1- O que foi a Guerra Fria?
2-Quais os países lideres dos sistemas: capitalista e socialista?
3- O que significava a URSS?
4-Qual marco do fim da Guerra Fria? Quando ocorreu?
5-O que significou o mundo BIPOLAR?
6-O que significou o mundo MULTIPOLAR?
De 11 a 15 de março de 2019
Como é bom, como é agradável irmãos viverem juntos em união! — Sal. 133:1.
Projeto Piloto Cultura Digital - E. M. Profª.: Maria Rosa Rodrigues
Simulados online
Estamos disponibilizando uma plataforma com atividades para serem realizadas pelos alunos. A proposta inicial é oportunizar a ampliação do espaço escolar com acompanhamento sistemático do desenvolvimento dos alunos
Acesse: http://atendimentosme.epdvr.com.br:8080/gerador
Exercícios avaliativos:1,5 - folha separada com capa e identificação:
4-Cite exemplos da utilização dessas teorias século XX e XXI:
5- Como essas teorias estão presentes no nosso dia a dia?
IV Primeira Guerra Mundial
Feito com Storyboard That
Estamos trabalhando algumas questões específicas com as turmas:
Limpeza , cuidado, organização e autonomia com sala de aula e demais espaços;
O uso de linguagem adequada e respeitosa entre os alunos;
Importância da responsabilidade, cumprimento de tarefas;
O processo histórico do mundo e pessoal;
Respeito e tolerância.
904 - quinta feira dia 21 de março
902 - sexta feira dia 22 de março
903 - sexta feira dia 22 de março
Caderno:
conceitos de Geografia
Lugar, paisagem, região e território
Material produzido nos trabalhos apresentações, mapa mental e perguntas:
Revolução Industrial
Imperialismo Europeu
Teorias raciais séc XIX
1ª Guerra Mundial
2ª Guerra Mundial
Guerra Fria
Semana de 25 a 29 de março de 2019
"Assim como corpo sem espírito está morto, a fé sem obras está morta." Ti 2:26
Entrega dos testes, correção.
Livro página 92
A Nova Ordem Mundial:
• A crise da URSS
• A Queda do Muro de Berlim
Criação mapa conceitual e exercícios.
Semana de 1º a 5 de abril de 2019
Apresentação trabalho.
• A divisão da Tchecoslováquia
• O desmembramento da Iugoslávia
De 11 a 15 de março de 2019
Como é bom, como é agradável irmãos viverem juntos em união! — Sal. 133:1.
Projeto Piloto Cultura Digital - E. M. Profª.: Maria Rosa Rodrigues
Simulados online
Estamos disponibilizando uma plataforma com atividades para serem realizadas pelos alunos. A proposta inicial é oportunizar a ampliação do espaço escolar com acompanhamento sistemático do desenvolvimento dos alunos
Acesse: http://atendimentosme.epdvr.com.br:8080/gerador
Preencha corretamente para fazer o simulado para revisão para o teste! - valor 0,5
Entrega e correção do exercício avaliativo Revisão para o teste + simulado
Modelo:Exercícios avaliativos:1,5 - folha separada com capa e identificação:
Exercícios avaliativos:1,5 = 0,5 + 0,5 simulado em grupo+0,5 simulado individual
I-Revolução Industrial
1- O que foi a Revolução Industrial? Onde e quando ocorreu?
2-Quais as matrizes energéticas da 1ª Revolução Industrial?
3-Quais as consequências da 1ª Revolução Industrial?
4-Quais as matrizes energéticas da 2ª Revolução Industrial?
5-Quais principais países eram potências na 2ª R.I. no séc XIX?
6-O que é a chamada 3ª Revolução Industrial metade século XX e XXI? Quais países são potências?
II- Imperialismo Europeu - Neocolonialismo - África e Ásia
1-O que foi a conferência de Berlim? Quando ocorreu?
2-Quais eram os objetivos do neocolonialismo implementado na África e Ásia?
3-O que foram as chamadas fronteiras artificiais criadas na África? Quais consequências?
4-Quais os países imperialistas na África e Ásia?
5-Quais consequências do neocolonialismo na África?
III - Teorias raciais do século XIX?
1-Qual seria a justificativa utilizada pelos europeus para invadir, dominar e explorar o povo e o território africano?
2-O que foi a teoria de Herbert Spencer (1820-1903), um filósofo e sociólogo inglês, responsável pela teoria do darwinismo social?
3-O que foi a teoria da Eugenia por Francis Galton (1822-1911)?4-Cite exemplos da utilização dessas teorias século XX e XXI:
5- Como essas teorias estão presentes no nosso dia a dia?
IV Primeira Guerra Mundial
1-Quando ocorreu a 1ª Guerra Mundial?
2-Qual foi o estopin da guerra?
3- Quais os países faziam parte da Tríplice Aliança ?
4-Quais os países faziam parte da Tríplice Entente?
5-O que foi a guerra de trincheiras?
6-Quais consequências da 1ª Guerra?
V Segunda Guerra Mundial
1-Quando ocorreu a 2ª Guerra Mundial?
2-Qual foi a causa da guerra? Quem era Adolf Hitler?
3- Quais os países faziam parte dos Aliados ?
4-Quais os países faziam parte do Eixo?
5-O que eram campos de concentração nazistas? Quais consequências?
6-Quais consequências da 2ª Guerra?
VI- Guerra Fria
1- O que foi a Guerra Fria?
2-Quais os países lideres dos sistemas: capitalista e socialista?
3- O que significava a URSS?
4-Qual marco do fim da Guerra Fria? Quando ocorreu?
5-O que significou o mundo BIPOLAR?
6-O que significou o mundo MULTIPOLAR?
Feito com Storyboard That
Estamos trabalhando algumas questões específicas com as turmas:
Limpeza , cuidado, organização e autonomia com sala de aula e demais espaços;
O uso de linguagem adequada e respeitosa entre os alunos;
Importância da responsabilidade, cumprimento de tarefas;
O processo histórico do mundo e pessoal;
Respeito e tolerância.
De 18 a 22 de março de 2019
Semana de testes:904 - quinta feira dia 21 de março
902 - sexta feira dia 22 de março
903 - sexta feira dia 22 de março
Caderno:
conceitos de Geografia
Lugar, paisagem, região e território
Material produzido nos trabalhos apresentações, mapa mental e perguntas:
Revolução Industrial
Imperialismo Europeu
Teorias raciais séc XIX
1ª Guerra Mundial
2ª Guerra Mundial
Guerra Fria
Semana de 25 a 29 de março de 2019
"Assim como corpo sem espírito está morto, a fé sem obras está morta." Ti 2:26
Entrega dos testes, correção.
Livro página 92
A Nova Ordem Mundial:
• A crise da URSS
• A Queda do Muro de Berlim
Criação mapa conceitual e exercícios.
Semana de 1º a 5 de abril de 2019
Apresentação trabalho.
• A divisão da Tchecoslováquia
• O desmembramento da Iugoslávia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Blog com fins educacionais, favor manter uma linguagem adequada.