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segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Avaliação Institucional 2018, participação prof.: Celso Cucconato

Todos os dias convivemos com uma enxurrada de números que, em princípio, representam os fatos que nos cercam: são as famosas estatísticas. É com esses indicadores que nós, profissionais da educação, podemos planejar nossas ações de uma forma mais orientada, estabelecendo metas e objetivos adequados e equilibrados, plenamente atingíveis, visando o crescimento da Escola.
Na última semana de novembro tivemos nossa reunião para avaliação institucional e contamos com a presença do professor Celso Cucconato. Nesses momentos de troca de informação, em dois turnos, foram apresentados e discutidos alguns dados curiosos sobre o desempenho da Escola Maria Rosa nas avaliações de desempenho do SAEB, nos últimos anos. Muitos sorrisos, de certo, visto que estamos atingindo nossas metas!
A análise comparativa desses dados, esmiuçados nessa oportunidade, mostrou o crescimento obtido pelos alunos em diferentes competências propostas pela Prova Brasil. Embora sejam analisados os conteúdos de matemática e língua portuguesa, tais questões enfocam todo o processo lógico pertinente a aquisição de conhecimentos, o que pode subsidiar ações e iniciativas de diversas disciplinas escolares, uma vez que constituem um conjunto de habilidades comuns, mas que podem ser desenvolvidas em ações multidisciplinares ou transdisciplinares planejadas ao longo do ano letivo.

É aí que as tais estatísticas entram em nosso campo de visão! A amplitude das informações levantadas nessas avaliações permite o cruzamento do resultado obtido com as vivências que temos em nosso fazer pedagógico cotidiano: dados socioeconômicos obtidos através de respostas ao questionário que acompanha as questões da prova acentuam nuances percebidas pelos professores em sala de aula, mas não dimensionadas com clareza, pois se tratam apenas de “percepções”. Então se pode comparar “semelhanças” de forma mais objetiva e chegar a conclusões mais elucidativas, posto que se trabalha com um universo de pesquisa mais controlado, porque reduzido em suas especificidades. Traduzindo: não se perde tempo comparando “desiguais” sob os mesmos critérios...." Prof.: Tarciso
AGENDA DO DIA:
A proposta foi fundamentar os professores, equipe  técnica, pedagógica e Direção para uma melhor Avaliação Institucional  2018.

Apresentamos a Estrutura do Projeto Político Pedagógico - PPP do PDDE Interativo.




Dividimos o trabalho em três momentos:
  1. Introdução:
    1. O que aconteceu em 2018 no Brasil? & O que realizamos na Nossa escola?
  2. Análise: Como estamos  e como melhorar?
    1.  EIXO - Resultados - Dimensões 1 e 2 - Com o tema proposto:  " O que os números podem revelar?" . Tivemos a oportunidade de uma conversa com o Professor Celso Cucconato - SME que de forma objetiva contagiou o grupo através de uma apresentação sobre os resultados da escola. 
    2. Eixo - Intervenção Direta - Dimensões 3 e 4 - "Projeto Depende de Nós" (Disciplinas Integradas e Projeto Quiz)
    3. Eixo - Intervenção Parcial ou indireta  - Dimensões 5 e 6 - Comunidade Escolar e Infraestrutura;
  3. Avaliação individual, análise em grupo e propostas.



  1. Introdução:
    1. O que aconteceu em 2018 no Brasil? & O que realizamos na Nossa escola?


  1. Análise Como estamos  e como melhorar?
    1.  EIXO - Resultados - Dimensões 1 e 2 - Com o tema proposto:  " O que os números podem revelar?" . Tivemos a oportunidade de uma conversa com o Professor Celso Cocunato - SME que de forma objetiva contagiou o grupo através de sua apresentação analisando os resultados da escola. 


    1. Eixo - Intervenção Direta - Dimensões 3 e 4 - "Projeto Depende de Nós"
    1. Eixo - Intervenção Parcial ou indireta  - Dimensões 5 e 6. 
  1. Avaliação individual, análise em grupo e propostas.






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