Todos os dias convivemos com
uma enxurrada de números que, em princípio, representam os fatos
que nos cercam: são as famosas estatísticas. É com esses
indicadores que nós, profissionais da educação, podemos planejar
nossas ações de uma forma mais orientada, estabelecendo metas e
objetivos adequados e equilibrados, plenamente atingíveis, visando o
crescimento da Escola.
Na
última semana de novembro tivemos nossa reunião para avaliação
institucional e contamos com a presença do professor Celso
Cucconato. Nesses momentos de troca de informação, em dois turnos,
foram apresentados e discutidos alguns dados curiosos sobre o
desempenho da Escola Maria Rosa nas avaliações de desempenho do
SAEB, nos últimos anos. Muitos sorrisos, de certo, visto que estamos
atingindo nossas metas!
A
análise comparativa desses dados, esmiuçados nessa oportunidade,
mostrou o crescimento obtido pelos alunos em diferentes competências
propostas pela Prova Brasil. Embora sejam analisados os conteúdos de
matemática e língua portuguesa, tais questões enfocam todo o
processo lógico pertinente a aquisição de conhecimentos, o que
pode subsidiar ações e iniciativas de diversas disciplinas
escolares, uma vez que constituem um conjunto de habilidades comuns,
mas que podem ser desenvolvidas em ações multidisciplinares ou
transdisciplinares planejadas ao longo do ano letivo.
É aí que as tais
estatísticas entram em nosso campo de visão! A amplitude das
informações levantadas nessas avaliações permite o cruzamento do
resultado obtido com as vivências que temos em nosso fazer
pedagógico cotidiano: dados socioeconômicos obtidos através de
respostas ao questionário que acompanha as questões da prova
acentuam nuances percebidas pelos professores em sala de aula, mas
não dimensionadas com clareza, pois se tratam apenas de
“percepções”. Então se pode comparar “semelhanças” de
forma mais objetiva e chegar a conclusões mais elucidativas, posto
que se trabalha com um universo de pesquisa mais controlado, porque
reduzido em suas especificidades. Traduzindo: não se perde tempo
comparando “desiguais” sob os mesmos critérios...." Prof.: Tarciso
AGENDA DO DIA:
Dividimos o trabalho em três momentos:
- Introdução:
- O que aconteceu em 2018 no Brasil? & O que realizamos na Nossa escola?
- Análise: Como estamos e como melhorar?
- EIXO - Resultados - Dimensões 1 e 2 - Com o tema proposto: " O que os números podem revelar?" . Tivemos a oportunidade de uma conversa com o Professor Celso Cucconato - SME que de forma objetiva contagiou o grupo através de uma apresentação sobre os resultados da escola.
- Eixo - Intervenção Direta - Dimensões 3 e 4 - "Projeto Depende de Nós" (Disciplinas Integradas e Projeto Quiz)
- Eixo - Intervenção Parcial ou indireta - Dimensões 5 e 6 - Comunidade Escolar e Infraestrutura;
- Avaliação individual, análise em grupo e propostas.
- Introdução:
- O que aconteceu em 2018 no Brasil? & O que realizamos na Nossa escola?
- Análise Como estamos e como melhorar?
- EIXO - Resultados - Dimensões 1 e 2 - Com o tema proposto: " O que os números podem revelar?" . Tivemos a oportunidade de uma conversa com o Professor Celso Cocunato - SME que de forma objetiva contagiou o grupo através de sua apresentação analisando os resultados da escola.
- Eixo - Intervenção Direta - Dimensões 3 e 4 - "Projeto Depende de Nós"
- Eixo - Intervenção Parcial ou indireta - Dimensões 5 e 6.
- Avaliação individual, análise em grupo e propostas.
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