-->

Publicações

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Nuvem de palavras - 8º Ano - Profª.: Daniele Peixoto

Técnica:
Nuvem de palavras 
 Tema:
As palavras que uso no meu cotidiano!
Turmas: 802-803_804
A LINGUA FALA – Cuide do que vai dizer!
A linguagem que utilizamos não transmite apenas nossas ideias. Transmite também um conjunto de informações sobre nós mesmos. Certas palavras e construções que empregamos acabam “denunciando” quem somos socialmente: por exemplo, em que região do país nascemos, qual nosso nível social e escolar, nossa formação e, às vezes, até nossos valores, círculo de amizades e hobbies, como skate, rock, surfe, etc.
O uso da língua também pode informar sobre nossa timidez, sobre nossa capacidade de nos adaptarmos a situações novas, nossa insegurança, etc.

Assim, a língua é um poderoso instrumento de ação social. Ela pode tanto facilitar quanto dificultar o nosso relacionamento com as pessoas e com a sociedade em geral. Pode tanto “abrir” quanto “fechar portas” para cada um de nós todos os dias. Se soubermos, no entanto, adaptar nossa fala aos diversos contextos diferentes de comunicação, às diferentes pessoas com as quais travamos contato, se soubermos escolher as palavras certas nas horas certas, ela atingirá sempre o seu objetivo maior, o objetivo maior da comunicação: tornar comum aquilo que queremos para o outro, quem quer que ele seja.

Reflexão:
Como estou usando a linguagem?
Quais são as minhas escolhas linguísticas?
As palavras que uso tem relação com a pessoa que sou ou quero ser?
Estou usando as palavras para melhorar o mundo?

As palavras - Vanessa da Mata

As palavras saem quase sem querer,
Rezam por nós dois.
Tome conta do que vai dizer.
Elas estão dentro dos meus olhos
Da minha boca, dos meus ombros
Se quiser ouvir
É fácil perceber

Não me acerte
Não me cerque
Me dê absolvição
Faça luz onde há involução
Escolha os versos para ser meu bem e não ser meu mal
Reabilite o meu coração

Tentei
Rasguei sua alma e pus no fogo
Não assoprei
Não relutei
Os buracos que eu cavei
Não quis rever
Mas o amargo delas resvalou em mim
Não me deu direito de viver em paz
Estou aqui para te pedir perdão

Não me acerte
Não me cerque
Me dê absolvição
Faça luz onde há involução
Escolha os versos para ser meu bem e não ser meu mal
Reabilite o meu coração

As palavras fogem

Se você deixar
O impacto é grande demais
Cidades inteiras nascem a partir daí
Violentam, enlouquecem ou me fazem dormir
Adoecem, curam ou me dão limites
Vá com carinho no que vai dizer

Não me acerte
Não me cerque
Me dê absolvição
Faça luz onde há involução
Escolha os versos para ser meu bem e não ser meu mal
Reabilite o meu coração



Segue algumas produções dos alunos das turmas: 802-803-804
Ana Beatriz

Euler

Luiz

Yasmin

Gabriel

Maria Eduarda

Lucas

Maria

Ana Beatriz



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog com fins educacionais, favor manter uma linguagem adequada.

Powered By Blogger · Designed By Your Pc Genie| Distributed by Rocking Templates